![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZzWOHQsQcM8mXK4iKbbE44SLXqhF5sI-4VT5sS8TzIuHlt1NHPeKEUicmJ-ceM28d9AeFi3vNnYbw_CrxkITo8eHz2ldYvnUe1-xWv616OpvKw3snfvxVxmqxk1fj8Qws_MIOgq3FGUgR/s200/combinados+regras+plaquinhas+(22).jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEio5DcP_BnfqFyukWO0XyF8Nq3k_WRKuR7X14oB-8T8eE4Goecu5LsN8D_8-5KRgmLrk4pkbMejgLzTXXKaAHcbA5yzDbVFh4jyo_-mTAZ8a4Qw1SkO8uy88Kj8jxRcARaZhWlvpcBChMVY/s200/18.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9XnUyu0rgsm-qBzHX7zqUEFd7c8KeY29dMQ0oLdn3Zos9r28tHcXh1ZupkmONyjBQoHonBBwpRbFcIOl7zeSlYOcV8fcrbxX1LgK59Z0ZJlprtT7k5UvLi404N6lkgyB1mk2iIfhgrdPE/s200/17.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3a2lTGMyyZeP48PIU7NWGfXJ4jxXSnEqyyMBfm9aYFWrMQR8brGY-en89oxjYeO-cWErudMzmu-HJhMXnquEmWFSHR8RLMrbWZFly6RqAeMP0tov_yXlmrw6MawNMIoKmnzTXMCiBMfYY/s200/13.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-suqd-5G_MSCmvlSrg9kQ8hqRcOoutZ24RC4jEKssturfXCJVmNCuR0-nkdNWA-r2dBiQiOZcKgpBaa0JSZVw6DmfhdgcqtVNBuStwLmZn85A96Exg2o8Bqz1eWYlaKERity0VIFP4fup/s200/16.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIxxmqbLi97IMtTZM9wdgP3l5WVnO2LwQE5xALeei9X6AQduu66yBlvaVYrDwWgA8xNncYdlax6rEMHrfYrRctuCNG3Zi6MGhFa6Y10bPhKAPZOJOxqAhUyTi11iah9pT0NRHaHLsYtOwG/s200/5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOEmGm5xXFB8z-n6W3dBhQ3dPcGJ9sNRnxog-g1cdLnUMFw5X9gay9d34MRMtc7j65nn8ctqPw6i8NHbsBgTABkUNzeM6jDIFNAM34dPs_xGugIBRl30sMZDHb3SsqicRypbrvbF84QO8C/s200/12.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3sEr6tHOyBZH0d1aIlHD5N4mrK5rx6LXbZR1F5JgYv-XPXaSnfqoBLRoSRMhx0FMkqhyJktRSiAbA1Y7SdrjDbdIgGjJrEyz0uXbVtnw8Wqjugljp7pvxq1t67a4xSxkTVsiq7l_brA1H/s200/11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKmt68BLkBA_1GdJHfibCHOIHgLRc6p_lu2_y5JwR91SDy_YW0EF8s9ZlCE2DgNVo50aG0o0me63H7TZDqzeRi26DzWgRN728okZRsxfSIbxifQ8LDSyki3phGCwvPzKcXA8DcGlec_2A_/s200/4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzz3okZZK9OdaqpOyd5RoQBqIbI4cjQrVSH1TWMfAQOerUTzbXb879Jy0CaVWAqQsQ9BwibWGzcR2XAFRqWOxlMhGdVn74qSben5guFVElZvFexlZERap-ju7obiSf05ecTBnC-gWNCIJJ/s200/6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJmgXdWrAp5sv2A5QT6gh5k8ElMQeWZ4RwYGH0GnKovn7K6b6NeRQCAejqYBAbB0Rvut0cVq6GZ2BuSyywTHaLbzQGtPlgKrwYB-2AscHEUaz5mUcnokkI1QX48thRN3ZLJ6xZ_NDWFoCR/s200/7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgz1BP5-Us2_bMSZqer1ny3S2-x7cxR7niCLi0bDU-ILPdZzuF30F07xjoJV1WjoiTvXkR8rUq4bc5vgMatUcadSj7WWFmvr6IXxVp0i8IxeV-nxeKS4_C82Km_9WitZs8w22lhuLXJvnN/s200/3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2QZz0uXCR9iLpZZgn5ecgHLN6O629Noq5NTOkPN93veWDour3klQ4jK8E3PKMH8dDMXj-ODoTspgm7eJHsljsl69FsEY3GSivGf1npMvJ_UW9I4mHEYwUS-luClnNMvNF92vE6R1iki_O/s200/1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhH8EhTjDMYCQsknh5v-64gWA8tuXm_IWMZHD2bH2HlPe2k8W5dGV2fDOhSRF5rUCz-Frs2h7FceBRrq5hqxvZkwUqxlSweRThs6iJZ69grJYQNZjMxmt85ksSyR1zxrOgyy0QwHIAkQ9AO/s200/2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioGml5TDJGw0bNoINEIQf5idi-j3IXxbLeLI3S-c9Paj8IUZrX50GbAavElNWxZr2OxJcWkEg6QueHjzYRvmTjgTdpWrlN40WT2hzt47V4FncS4sSIOyzg4uFlYeMgbruMBr3crV148uCh/s200/10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAa9wobGTdoI63wO69TaJUGbdqZ9uFo6f16bCmw1aLF5lvQSbTYyoJpiwsV9tXzUOoR-H6b4pET2ehUMkgR8CmvUKeNvAvK4Zzh0cDfQnSdlJEyCr7OXmyecGB-EpYUsNXhZgByXvNFOTe/s200/combinados+regras+plaquinhas+(23).jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEuhBYRIcXEu6L7fjtT7vtyaHHcIqjzCxTxPvGkpcPMVxy2p-HPdxKU6fD_ede6xO5eXvejhNrP1nMmTKf9WBHkWGxOpA7z4g79ipvgJw4RfadxkAvVk_ucpEv8srXg0A-Y0lNG1ZuB6bx/s200/8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHc1JFUP77LqbsLgkZGUVEgUAyDl8fcG79LTm-1rB4cSgbpBoqsTNZiow3VAtvSfAsnWW8u5GV4HcCx1STRfTbfLHMs4WoZHDIc_Qc4lqLvv80cCaU3vU_v6Lf9KYdQg2HrXo-VxTO5V3b/s200/9.jpg)
Para a confecção das plaquinhas, os alunos discutiram sobre os combinados
que deveriam ser seguidas em sala de aula. Depois redigiram, em duplas, pelo
menos cinco para propor à turma toda. A partir das regras estabelecidas, os alunos escolheram as plaquinhas para colorir de acordo com sua criatividade.
CONVIVÊNCIA ESCOLAR
TURMA: 3o. 4o. e 5o. anos do Ensino Fundamental
PROFESSORA: Maria José Aparecida Sandim Guimarães
PERÍODO: Durante todo o ano letivo
JUSTIFICATIVA
O PROETI visa melhorar, sob todos os aspectos, a aprendizagem do aluno por meio de ampliação da sua permanência na escola. Sendo assim, torna-se imprescindível desenvolver os hábitos de formação imprimindo clara e objetivamente certos limites e regras fáceis e simples de serem cumpridas para a harmonia da convivência em grupo.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a capacidade: de refletir sobre sua vida própria e a dos outros; da imaginação, da percepção; do hábito de ouvir, de interpretar; da concentração; do gosto pelas histórias, lendas, contos, mensagens e, sobretudo, de adquirir atitudes que favoreçam uma boa convivência escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
.Explorar mensagens reflexivas sobre a importância de se saber ouvir.
.Falar sobre as regras existentes nos jogos de futebol, no trânsito e na sociedade, apontando a necessidade de regras também na escola.
.Identificar diferentes formas de comportamento Para diferentes situações ( igreja, escola, clube...)
.Identificar tipos de vestuários adequados para diferentes locais e ambientes.
.Reconhecer o valor do uniforme.
.Estabelecer, através do diálogo, as regras para uma boa convivência na escola.
.Redigir propostas a partir das regras discutidas.
.Colorir plaquinhas com as regras combinadas.
.Ler e discutir mensagens, plaquinhas e os dez mandamentos para uma boa convivência.
.Ler e discutir textos e mensagens reflexivas.
.Reconhecer, através de textos, filmes, músicas e discussões valores como amizade, respeito, solidariedade, paz, caridade, honestidade, afabilidade, lealdade, longanimidade, bondade, dentre outros.
DESENVOLVIMENTO
.Diálogos constantes e utilização de diferentes gêneros textuais ( cartazes, mensagens, contos, lendas, fábulas, histórias...)
.Análise de filmes e músicas que permitam a exploração de valores.
.Atividades orais e escritas,
AVALIAÇÃO
Sempre que houver necessidade, a avaliação será coletiva visando detectar nossas falhas para que, juntos, possamos buscar alternativas no sentido de melhorar sempre a nossa convivência diária em nosso âmbito educacional.
MODELOS DE ALGUMAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Para refletir: " Todo poder que não se baseia na união é fraco." La Fontaine
OS DEZ MANDAMENTOS DA BOA CONVIVÊNCIA
1) Lembre-se de que você é um ser social. Você precisa dos outros e os outros precisam de você.
2) Controle sua palavra. Fale o necessário e num tom agradável.
3) Não magoe os outros com brincadeiras de mau gosto ou palavras ofensivas.
4) Não comente os defeitos alheios e nem faça intrigas.
5) Tenha uma mente aberta para respeitar a opinião dos outros e saiba discordar sem ofender.
6) Seja alegre e otimista. Irradie em volta de si mesmo um ambiente de bondade e confiança.
7) Mostre interesse por tudo de bom que os outros falem, fazem ou gostem.
8) Elogie os bons trabalhos, mesmo que não saiba quem os tenha feito.
9) Faça poucas promessas.
10) Não seja interesseiro a ponto de só fazer o bem pensando em algo em troca.
CARTAZES COM FRASES ALUSIVAS AO HÁBITO DE OUVIR
O cuidado em ouvir é o caminho mais curto para o saber.
O ouvido do homem é o caminho para aprender.
O ouvido é o caminho do coração.
Quem aprende a ouvir com atenção, aprende a falar com proveito.
Saber ouvir quase que é responder.
Somente quem sabe ouvir, para aprender, tem recurso para ensinar.
Um ouvido aberto é o único sinal acreditável para um coração aberto.
Você não consegue realmente ouvir alguém e fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário