Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto Folclore

DOBRADURA DO SACI

















































TEMA: Coquetel folclórico
TURMA: 3o. 4o. e 5o. anos
PERÍODO: Agosto
JUSTIFICATIVA
Como toda pessoa é um produtor de cultura e, portanto, um produtor de Folclore é importante desenvolver atividades que explorem esse riquíssimo universo de tradição popular.
Viajando na literatura e na linguagem do folclore, a criança não só amplia seus conhecimentos como também descobre que pode criar, brincar, inventar, recriar...enfim,a percebe que pode dar um toque todo seu para manter o Folclore ainda mais deslumbrante e vivo na tradição de um povo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Valorizar a cultura de tradição popular.
. Desenvolver o espírito de equipe.
. Estimular a auto estima.
. Estimular o gosto pela leitura através de contos e lendas folclóricas.
OBJETIVOS GERAIS
. Falar sobre o folclore.
. Pesquisar lendas com pessoas mais velhas.
. Contar as lendas pesquisadas.
. Ler o livro Bazar do Folclore.
. Desenhar e colorir personagens de lendas lidas para o mural.
. Ler e descobrir charadinhas.
. Pesquisar charadinhas.
. Brincar com as charadinhas.
. Confeccionar um Saci através de dobraduras.
. Encontrar palavras em caça palavras.
. Descobrir sombras correspondentes aos desenhos.
. Encontrar diferenças entre ilustrações.
. Encontrar caminhos em labirintos.
. Montar quebra cabeças.
DESENVOLVIMENTO
. Diálogo sobre o que é Folclore.
. Pesquisas de lendas com pessoas mais velhas.
. Rodas de contos folclóricos.
. Leitura do livro Bazar do Folclore para a exploração de contos, lendas, quadras populares, ditados populares, receitas culinárias, trava línguas, frases feitas e adivinhas.
. Atividades artísticas para o mural: desenhos de personagens de lendas folclóricas.
. Confecção de um Saci através de dobraduras.
. Confecção do coquetel folclórico com atividades lúdicas ( percepção visual, memória, raciocínio, concentração ).
. Brincadeiras folclóricas: Amarelinha, Barra Manteiga, Caí no Poço, Bolinhas de Gude etc.
. Festival de adivinhas ( charadinhas ): primeiro em equipes depois em duplas.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante o processo observando a participação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário