Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

PROJETO COPA DO MUNDO 2010












































































































































































































TEMA: Jornalzinho PROETI 2010
TURMA: 3O. , 4O. E 5O. anos do Ensino Fundamental



PROFESSORA: Maria José Aparecida Sandim Guimarães

PERÍODO: maio e junho


JUSTIFICATIVA

Em ano de copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza. O brasileiro pára, vibra, debate e chora

É importante que nossas crianças descubram diferentes culturas e conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a construção de conhecimentos que atendam aos interesses e necessidades dos alunos pautados na COPA DO MUNDO.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Repudiar a discriminação baseada em diferenças étnicas, de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.

* Estimular a pesquisa para que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.

* Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização dos times e comparar com as regras do dia a dia na escola e na sociedade.

* Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e a longo prazo usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.

* Explorar diferentes meios de comunicação ( jornais, tv, revistas, músicas e internet ).

* Aproveitar a oportunidade para que as crianças aprendam a lidar com as frustrações ( O PERDER E O GANHAR) encarando como fato natural.

* Promover diálogos que favoreçam a compreensão de que muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.

* Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.

* Realizar atividades de Matemática e Língua Portuguesa aproveitando situações que envolvam o assunto Copa do Mundo.

* Utilizar o Mapa Mundi e o Globo Terrestre para a localização do Brasil, América do Sul e África do Sul.

* Localizar no mapa os países que fazem fronteira com o Brasil ( ênfase no Paraguai ).

* Conhecer hábitos e costumes do Paraguai ( idioma, moeda, comidas típicas...)

* Ouvir cd do Hino do Paraguai.

* Escrever a letra e a tradução do Hino do Paraguai.

* Colorir bandeiras de alguns países participantes da Copa 2010.

* Colorir, recortar e colar a mascote Copa ( ZAKUMI ).

* Conhecer o significado da mascote.

* Conhecer hábitos e costumes da África do Sul ( idioma, moeda, comidas típicas...).

DESENVOLVIMENTO

* Comentários no dia a dia sobre as novidades trazidas para a sala de aula ( todo assunto relacionado a copa veiculado através dos diferentes meios de comunicação: jornais, revistas, tv, músicas e internet ).

* Leitura cartográfica para a localização dos Brasil no Mundo a na América do Sul.

* Leitura cartográfica para a localização dos países que fazem limites com o Brasil ( ênfase no Paraguai ).

* Leitura cartográfica para a localização da África do Sul.

* Criação do JORNALZINHO PROETI 2010 .

* Leitura e discussão do Jornalzinho.

* Cópia da letra e da tradução do Hino do Paraguai.

* Conhecimento das cores das bandeiras de alguns países participantes da Copa através das atividades para colorir.

* Recorte e colagem da Mascote ( Zakumi )

* Leitura de textos informativos.

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta do nível de envolvimento e participação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário