![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL3C9mVmr4LR1ptcTXqRSEOGzukm4V0ew2o67b_MiKFacaT2VhoY-6fuGLpcmSQdkTvTr1jY_YwcOWTV8sNY9gmYpnhz6zHubS_k0h5zFFXGTue27Q0xwQP5tS8gwYd66pEXsoh2-6sduM/s320/14.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTLio-YrKolWv9ZRWtWeB_aOIudoJbnUGcEoduBtCWZLFhkaPdswQ9UYZf7qqJ0YHssJclWIVmrkWt3A7YT_6YY6UU0O5fjKoCfYp4EESFXiWpUTJ8KJY3gnX9S3R_jVN25mM99oqfhPGf/s320/13.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgy2XOsIeAID0i6yky937scozjPTxGjzupq0UOIGwwGHWFo-E8Zrt6LFS1VOx4j0FMeWZEZuY8WNkichMvi6C6CjVd96dxJe1LGJNwY4af6007hu4I54TeHYQWEwhtKYQMX0M3fR_HnRVXk/s320/11.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBr4xCHtEYcC9CkG4qqsQxSJrdX2z4KoZMSNfEU8wWB-KvzbrrmrhOVVA_Z0Y1mBUalwz428eCnctajtHdrTX5pySd6wJG9J1EDDkGSWFJ3XiFF6wwKlSNalGDDoOY8aRSQsUsW7Xpo59z/s320/12.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgskl4yMIwyWwYartva6TD53otyCoNa3h7BVwnx5nw8A4cPd_YuBTaMPzPMo-sIJiXlQRcQtvKMAEeQEj4dhq4IcuWMulKxSMBo_7ex24-Zz_G-T4M6azXHZ52cJOlKHdrNn5ZP7EZW98g3/s320/10.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8UcPAtSH8d_W4FMMupgFblK7P_Yk_RZWZGijHssi48ea9FYjweiCiPCUAJ53Wc5i92PNj3inWtxBPbMnnne6D2sqXG_gimexVOXB7WMwOXnY1SH0WSenkk2F09A73YaSVjozpsqsACMFt/s320/09.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicjir4-sU_s6gKsf7kLjoz4l55mg5mEzUoEQBMdOGi5JRKF38tuCy2st448V_G0Zl-JLfthyphenhyphenmsQ8ONbDH2Aras779osj6k1B5wsDIsTqngb0bi4Rh7r0btje20P2GSLbwEw5u93SN-c7Wr/s320/08.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVxzqtRAzVpDDVsF4haZmsEp2YgV2Gali9jr95JbXqCYFNpQoAdobxXfXhSbNRrcwtoJcB95adt-Y7GkHMMDhzrACtVvy2LMEpnVTYxhVLp_xyBrlU3ZLi6CIeVh8B2Il6kTmqBwCTTy2g/s320/07.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO-EZ9JY_jjB-rAYg7zKcXGVnL0VyYNWa97F7eDTnmc0h3JtVy1N4QA9B05FLieYNLgVCxWDWBDAoT4Wu7EV0mQMV4wkYa52u9pv7wIQDaFnk03ksam5qpVe6NI5VMBWhIRmFlSgd6sSGg/s320/06.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi008L4Kht8LX4w0F7YEDAJR7qy0oeXK8vVRFWPb5auTKJAS0N-UmBUDFXbR4TOebAlK_fcwIhaRCmQOGAmjio70csEOxZnfNvNI3ct_ng13OZnf6cQjnXrHL1S2uosoOMqWFyYJFmNxheX/s320/05.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-bT8j8sx-WMPTfIPmSOsmoImXhpUtkJ-JWfEO_O7LI8duO4vdWDMYUxqCVa9wcJ0GTOqxs_3IYVZlPoZ9kidFDr3UHMoL4LELt15-K7aEWudffTach2sLAQ7yE6OeMoL7IyDbY_zpsvcM/s320/Atividades-para-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-projeto-copa-do-mundo-2010-10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyIvdQWWBGauNmcE5URhPuY98iJs3Jf8_EEv3T4K-Zk6N-EtDzkSrRxX5kL4-MWXKxs7EGlLzk13OF8AH6aLGd_EWCD_y6VDD8rVxEAqJomQU41VOYa3vcN6jkeS-3ppedKa7O0fiAM8bv/s320/04.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8mLHiR7OeAsB98HCuC_3WrdvijHc02hrF7ribb-3noDQ_6Vd5eJT0s7DonLLqP7TNHkPbKmeRRU4qua3wRjVo-QqYRnGzXPUWduLxAP6jiPBiJS7FKQ3P-Es7J2JpNdX4bd2rLvWoE_eH/s320/zakumi-mascote-copa-africa-do-sul-2010-FOTO-250x250.jpg)
TEMA: Jornalzinho PROETI 2010
TURMA: 3O. , 4O. E 5O. anos do Ensino Fundamental
TURMA: 3O. , 4O. E 5O. anos do Ensino Fundamental
PROFESSORA: Maria José Aparecida Sandim Guimarães
PERÍODO: maio e junho
JUSTIFICATIVA
Em ano de copa torna-se impossível desenvolver projetos e/ou sequências de atividades que fujam do assunto. Em nosso país o futebol mobiliza. O brasileiro pára, vibra, debate e chora
É importante que nossas crianças descubram diferentes culturas e conheçam várias etnias, valorizando-as e respeitando-as.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a construção de conhecimentos que atendam aos interesses e necessidades dos alunos pautados na COPA DO MUNDO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Repudiar a discriminação baseada em diferenças étnicas, de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
* Estimular a pesquisa para que os alunos busquem curiosidades e informações sobre os países participantes da Copa.
* Identificar as regras disciplinares que envolvem a organização dos times e comparar com as regras do dia a dia na escola e na sociedade.
* Desenvolver o senso crítico em busca de soluções a curto e a longo prazo usufruindo da competição para promover reflexões, interpretações e argumentações.
* Explorar diferentes meios de comunicação ( jornais, tv, revistas, músicas e internet ).
* Aproveitar a oportunidade para que as crianças aprendam a lidar com as frustrações ( O PERDER E O GANHAR) encarando como fato natural.
* Promover diálogos que favoreçam a compreensão de que muitas vezes aprendemos mais com as derrotas do que com as vitórias.
* Valorizar o espírito de equipe nas atividades propostas.
* Realizar atividades de Matemática e Língua Portuguesa aproveitando situações que envolvam o assunto Copa do Mundo.
* Utilizar o Mapa Mundi e o Globo Terrestre para a localização do Brasil, América do Sul e África do Sul.
* Localizar no mapa os países que fazem fronteira com o Brasil ( ênfase no Paraguai ).
* Conhecer hábitos e costumes do Paraguai ( idioma, moeda, comidas típicas...)
* Ouvir cd do Hino do Paraguai.
* Escrever a letra e a tradução do Hino do Paraguai.
* Colorir bandeiras de alguns países participantes da Copa 2010.
* Colorir, recortar e colar a mascote Copa ( ZAKUMI ).
* Conhecer o significado da mascote.
* Conhecer hábitos e costumes da África do Sul ( idioma, moeda, comidas típicas...).
DESENVOLVIMENTO
* Comentários no dia a dia sobre as novidades trazidas para a sala de aula ( todo assunto relacionado a copa veiculado através dos diferentes meios de comunicação: jornais, revistas, tv, músicas e internet ).
* Leitura cartográfica para a localização dos Brasil no Mundo a na América do Sul.
* Leitura cartográfica para a localização dos países que fazem limites com o Brasil ( ênfase no Paraguai ).
* Leitura cartográfica para a localização da África do Sul.
* Criação do JORNALZINHO PROETI 2010 .
* Leitura e discussão do Jornalzinho.
* Cópia da letra e da tradução do Hino do Paraguai.
* Conhecimento das cores das bandeiras de alguns países participantes da Copa através das atividades para colorir.
* Recorte e colagem da Mascote ( Zakumi )
* Leitura de textos informativos.
AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta do nível de envolvimento e participação dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário